Chegou a hora de negociar!

 

Fonte: HSM Blog

Mais uma vez o COMDPI traz para você um tema que norteia a comunicação, e ronda o pensamento de profissionais do setor. Desta vez, o tema a subir no picadeiro é negociação em mídia online.

Vamos deixar bem claro uma coisa: comprar e negociar são conceitos muito diferentes. Quando se compra um bem, serviço ou mercadoria, estamos realizando o mero escambo, ação de troca onde alguém cede e alguém adquire. Já o ato de negociar está em um patamar mais refinado. Quando negociamos algo estamos diretamente nos relacionando com quem está disposto a se desfazer do produto em questão. E sempre há a intenção do lucro. Paulo Tamanha, autor do livro Planejamento de Mídia diz que “negociar é obter benefícios em atividade de compra e venda”.

Como muitos sabem, mídia é o setor da publicidade responsável pela aquisição do espaço onde uma peça será veiculada, e todas as nuances que norteiam tal relação. Negociar em mídia é, então, obter vantagens com o veículo de comunicação onde se intenciona veicular uma peça, de modo a adequar a verba disponível para este fim dentro do orçamento total da campanha. Todo este processo estabelece uma relação comercial que tem por fim satisfazer tanto quem criou e quer veicular uma peça, como quem aceita que ela seja veiculada nos espaços que possui.

E, como de costume, no mundo digital isto não seria diferente. Blogs, perfis em Twitter, Facebook, e até Orkut, canais no Youtube, Tumblrs, existem aos montes por aí. A diferença para quem trabalha com o online é qual a relevância (ou não) que cada um possui em determinado nicho da população. Quando o tema é social media, o importante é gerar buzz. E ninguém consegue isto sozinho. Ao negociar mídia online, deve-se sempre tem em mente que também é uma negociação, uma relação comercial.

Negociar para online e off-line tem suas semelhanças e suas peculiaridades. Que tal você aprender quais são elas com quem realmente sabe do assunto? Em setembro, Letícia Herrmann, profissional de mídia que tem na bagagem agências como JWT, CCZ e Impressione, fala disso e muito mais no curso Imersão em Negociação de Mídia Online . É uma oportunidade única para você entender de verdade o que é mídia, e como ela funciona no ciberespaço.

Não perca tempo, clique aqui e faça já sua pré-inscrição. COMDPI , porque aqui, a internet é coisa séria.