Mix COMDPI – Alexandre Bessa

Alexandre Regattieri Bessa será o professor, da já famosa, aula inaugural do COMDPI nesse semestre. Dessa vez a aula será um módulo de 3 dias, com certificado de 15h de participação. Saiba mais sobre o profissional:

Quem é o Alexandre Bessa?

Atualmente é Gerente de Marketing de Produtos do Yahoo! para América Latina. Seu dia a dia é focado em números, análise de comportamentos e como fazer para engajar as pessoas e conquistar novas.

Nas palavras dele: “Cada incremento no produto precisa de uma justificativa objetiva, testes e métricas para identificar se fará sentido ou não. Nesse momento estou preparando meu mestrado em Comportamento de Consumo, estudando psicologia e cases antigos de marketing para aplicar em redes sociais. Um começo dessa pesquisa pode ser vista nessa apresentação, em meu slideshare aqui“.

Bessa, como prefere ser chamado, atua no mercado há mais de 10 anos com publicidade, comunicação e mídia interativa, sempre tentando unir as três pontas para tirar proveito do máximo que cada uma oferece. Nesse meio tempo já passou pela F/Nazca, Banco Real, portais como Terra e fez várias consultorias para agências de publicidade, já realizou projetos muito bacanas com clientes grandes como DaimlerChrysler, Ambev, Claro e Coca-Cola.  Formado em comunicação na ECA-USP, resolveu complementar seus estudos unindo sua paixão pela publicidade ao comportamento econômico, fazendo um MBA na FIPE.

Fale um pouco sobre a disciplina que ministra no COMDPI:

Vou ministrar a primeira aula e dar uma visão geral de comunicação, gerenciamento de projetos e planejamento on-line nos três módulos de minha disciplina no COMDPI.  No primeiro módulo vou focar em comunicação como um todo, analisando a mídia tradicional o que há por trás de campanhas que deram certo. Não há separação entre on-line e off-line: por isso esse primeiro módulo retoma alguns conceitos de propaganda, publicidade, estudo de comportamento e persuasão.

No segundo módulo, vou abordar gerenciamento de projetos e suas fases. Essa aula é importante por dar  uma versão da metodologia PMI de gerenciamento de projetos para o dia a dia de entregas on-line.

No último módulo vamos falar de planejamento, abordando métricas e o cardápio digital disponível, com bastante ênfase em redes sociais.

O que quero deixar para o aluno é a importância de se perguntar o que faz o público alvo se mover, como medir esse movimento e como aproveitar esse movimento para passar sua mensagem de forma clara e inteligente.

Deixe dicas interessantes para os leitores acessarem:

Três videos-documentários interessantes,  que ensinam bastante coisa:

a) Documentário the century of the self. É o melhor documentário de comunicação e psicologia feito até hoje.

b) Zygmunt Bauman no Fronteiras do Pensamento. Entenda as bases das relações sociais e porque as redes sociais são um reflexo de como as pessoas são influenciadas pela tecnologia e vice versa.

 

c) Geoffrey Moore. Crossing the Chasm. Lições de Darwin aplicadas ao negócio de comunicação e tecnologia. Link

 

Alexandre ministrará seu módulo nos dias 2, 3 e 4 de abril, das 19h até as 22:40h, na Universidade Tuiuti do Paraná. Para maiores informações e inscrições entre em contato pelo info@comdpi.com.br.